7 razões pelas quais você deve pensar em comprar o SSL SiX Desktop Mixer - É apenas um pequeno mixer com um selo SSL?

7 razões pelas quais você deve pensar em comprar o SSL SiX Desktop Mixer - É apenas um pequeno mixer com um selo SSL? />

10/11/2020

six

7 razões pelas quais você deve pensar em comprar o SSL SiX Desktop Mixer - É apenas um pequeno mixer com um selo SSL?
Postado por James Ivey - especialista em Pro Tools - 

Tive o grande prazer de ter um dos novos mixers SSL SiX para desktop em meu estúdio nas últimas semanas. Durante esse tempo, tenho testado e colocado o SSL SiX à prova, tanto no estúdio quanto em eventos ao vivo. Quando foi lançado pela primeira vez acho que alguns pensaram que este é apenas um pequeno mixer com um badge SSL nele, por que comprar o SSL SiX quando existem mixers com mais recursos e consideravelmente mais baratos?

Tendo usado com raiva em uma variedade de aplicativos, aqui estão minhas 7 razões pelas quais você deve considerar seriamente a compra do SSL SiX.

Razão 1 - Qualidade de construção

Vamos começar com um fácil. SiX parece ótimo. Dito isso, o layout demora um pouco para se acostumar também, eu continuei alcançando o potenciômetro de pan do canal apenas para descobrir que era o Stereo Cue 1 send, que demorou um pouco para me acostumar. SSL instalou uma vasta quantidade de conectividade e roteamento em uma unidade que não é muito maior do que uma caixa de sapatos comum. Embora as extremidades sejam de plástico, o chassi e a placa frontal do mixer principal são de aço e, para ser honesto, fiquei realmente surpreso com o peso do SiX.

Dos orifícios de ventilação na parte de trás da mesa, ao redor da seção de E / S embutida para sentir e operar os potenciômetros e faders, essa coisa é tão boa quanto parece. Ele realmente tem SSL escrito tanto física quanto metaforicamente.

Razão 2 - SSL Super Analogue Mic Pre

O SSL SiX está equipado com 2 pré-amplificadores de microfone Super Analógico SSL. Isso parece fantástico. Eles são muito limpos, como você esperaria, e têm muito poder de voz, especialmente a palavra falada. Eu estava usando o SiX no fim de semana passado como front end para um sistema de PA de 6.000 watts em um evento esportivo e várias pessoas (que não sabem nada sobre áudio ou como eu trabalho ou que eu estava brincando com novos brinquedos) comentaram como o som era bom e como muito melhor soou em comparação com o PA normal.

Na faixa de bateria, gravada especialmente para este artigo, gravei a bateria com 5 microfones. O Shure 91A dentro do bumbo é direcionado para o canal 1 do SiX. O Telefunken M80-SHB é roteado para o canal 2. O par de condensadores de lápis Vanguard V1 são roteados para um microfone Kahayan 12K72 de dois canais e então enviado em nível de linha para os canais estéreo 3 e 4 no SiX. O microfone final é um microfone de sala. Este é um microfone de maneira simples direcionado ao canal de entrada de conversa. A entrada Talk também é um pré-microfone Super Analógico de alta qualidade que pode ser direcionado para a mixagem ou para fora por meio de um dos envios Cue. Este pré-amplificador de microfone tem apenas um controle de volume simples, mas oferece Phantom power, bem como uma versão do incrível SSL Talkback Compressor. Mais sobre isso em breve.

Razão 3 - SSL EQ e compactação simples, porém eficazes

Ambos os canais 1 e 2 no SiX apresentam um compressor de canal de um botão com 3 LEDs de status e um EQ de 2 botões. O compressor é inspirado na compressão clássica do canal do console SSL, mas desta vez os controles são mantidos o mais simples possível com ataque dependente do sinal, liberação, proporção e um ganho de maquiagem automático puro, permitindo que os usuários possam ajustar o Limite.

O equalizador de dois botões também é inspirado nos antigos consoles SSL. As bandas HF e LF podem ter curvas de equalização de prateleira ou de sino. Para mim, a seção EQ é um dos segredinhos do SiX. As frequências centrais do EQ são diferentes dependendo se você está no modo Shelf ou Bell. Isso torna um equalizador de aparência bastante simples muito poderoso. É fácil controlar a potência de um bumbo adicionando alguns graves com a curva de sino, mas solte a lama em uma caixa puxando alguns graves no modo de prateleira.

Razão 4 - O microfone e limitador de escuta ou talkback

Como já mencionei, o microfone Talkback pode ser roteado na cadeia de sinal e usado como um pré-amplificador de microfone extra para gravação. Isso fica muito interessante quando você ativa o Compressor de microfone de escuta (LMC). Isso dá um som bastante sujo, corajoso, supercomprimido e saturado que pode funcionar muito bem para dar à bateria, especialmente, um toque especial. Não vamos ficar sonhadores e começar a falar sobre Phil Collins novamente, mas usar essa técnica da maneira certa pode parecer ótimo.

Razão 5 - maneira mais barata de comprar um compressor de barramento SSL real

O SSL Bus Compressor conquistou seu lugar no hall da fama técnica do rock and roll. Há uma razão pela qual é chamado de “The Glue” e comprar um SiX também é a maneira mais barata de colocar um em seu estúdio. A versão de 2 botões do Compressor de barramento G-Series em SiX foi inspirada nos designs SSL4000G originais. Este é um compressor simples, mas eficaz. Basta definir o Limiar e usar o botão Make-Up para aumentar o nível.

Com meu Flock Audio Patch recém-instalado, configurei o SiX em meu estúdio como uma alternativa ao compressor embutido em meu console Audient ASP8024. Eu faço o roteamento para o SiX por meio das entradas de linha nos canais 1 e 2 e para fora das saídas L e R principais. Desse modo, posso equalizar suavemente o barramento mestre com algum equalizador de sabor SSL e acertá-lo com o compressor Buss G Series.

Na trilha de bateria abaixo você pode ouvir como a bateria totalmente processada soa gravada diretamente no “disco” através do Compressor de Barramento. Esta gravação adequada, níveis de configuração e compressão conforme você grava.

Razão 6 - Misturador de soma de 12 canais

Agora eu sei que é chamado de SiX, mas existem alguns truques muito legais na manga do SiX. A primeira é que você pode usar o pré-amplificador de microfone e as entradas de linha nos canais 1 e 2 ao mesmo tempo. A entrada de linha é direcionada ao bus Cue e pode ser inserida no Bus Mix principal usando o botão ST Cue 1 no caminho do fader principal. Além dos 2 canais Line In estéreo, também há 2 pares de entradas externas que também podem ser somados no caminho do fader Master usando os botões Ext 1 e Ext 2.

No entanto, chamar o SiX de “misturador somador” pode ser um pouco forçado. Das 12 entradas, no máximo 4 seguem o mesmo caminho de áudio, então pode haver alguma variação entre o que você direciona através das entradas de microfone ou linha nos canais 1 e 2 e as entradas externas estéreo. Sim, você pode rotear todos esses sinais por meio do Compressor de ônibus embutido, mas isso não é realmente significativo no meu mundo. Misturando sim, mas somando?

Razão 7 - O melhor solucionador de problemas no estúdio e no local

Levei cerca de 5 minutos antes de realmente entender o poder dentro do SSL SiX. O nome SiX é quase um pouco enganador. Se você realmente quiser, pode colocar 13 sinais por vez no barramento mestre. Esta é uma pequena secretária muito útil. Eu acho que é um pouco pedir para os podcasters desembolsarem cerca de £ 1300 por essas coisas, mas posso ver o SiX sendo a peça central de muitas suítes de pós-produção ou edição. Não estar vinculado a um determinado formato de conectividade digital ou de computador pode ser uma das melhores coisas que o SSL decidiu não colocar no SiX, já que ele não envelhecerá tão rápido como se tivesse, digamos, uma porta Thunderbolt conectada ao seu Mac ou PC. SiX é um mixer e tem um som ótimo e o que quer que você use para eventos ao vivo, monitoramento de estúdio, faixa de canal de entrada, mixer de soma, voice over work ou full on studio production, vai se encaixar perfeitamente no seu fluxo de trabalho. Então, um dia, você terá um cliente lhe pedindo algo que você nunca fez antes e a resposta será possível com o uso do SiX. Pense no SiX como um canivete suíço de áudio projetado apenas no Reino Unido e construído na China.

Conclusão

Houve muita confusão entre mim e a equipe de especialistas em produção quando ouvimos falar do SiX pela primeira vez. A maioria de nós, inclusive eu, disse que 6 canais não são suficientes. 4 tiras de canal de microfone e 2 estéreo é o mínimo absoluto. E embora eu ainda queira que o SiX seja de fato um EighT ou um TeN (veja o que eu fiz lá), entendi totalmente o conceito de SiX. Há um bom motivo pelo qual, desde o início da gravação em estúdio doméstico, as menores interfaces como o Digidesign M-Box original tinham apenas 2 pré-amplificadores de microfone. É porque a maioria das pessoas não grava mais de um instrumento ou voz por vez. Acontece que sem muito faffing ou kit extra, o SiX pode ser usado para gravar 12 canais por vez, o que é uma quantidade muito saudável de I / O. Adicione a isso um simples e fantástico Compressor de Barramento SSL, controlador de monitor completo e 2 alimentações de fone de ouvido estéreo, de repente, o preço de £ 1.299 libras esterlinas não soa tão improvável. Adicione a isso o fator óbvio de sentir-se bem de possuir um SSL que não custa o PIB de um país pequeno e há muitos motivos pelos quais o SiX gostava do Fusion antes de se sair muito bem. Eles não serão apenas o que o SSL chama de “Ultimate Desktop Mixer”, mas também o melhor solucionador de problemas de áudio. SSL, se você acha que está recebendo este SiX de volta…. pense novamente, eu adoro isso. Eles não serão apenas o que o SSL chama de “Ultimate Desktop Mixer”, mas também o melhor solucionador de problemas de áudio. SSL, se você acha que está recebendo este SiX de volta…. pense novamente, eu adoro isso. Eles não serão apenas o que o SSL chama de “Ultimate Desktop Mixer”, mas também o melhor solucionador de problemas de áudio. SSL, se você acha que está recebendo este SiX de volta…. pense novamente, eu adoro isso.

Artigo Original:

Facebook Page

4,436 pessoas curtiram Musiccompany Brasil.