Como fazer um podcast de qualidade profissional
Um passo a passo para você explorar o melhor desse formato
Os podcasts decolaram, se popularizaram e conquistaram um público fiel. Trata-se de uma forma de abordar e fornecer conteúdo valioso para seus seguidores.
Agora. Quer saber como fazer um podcast?
Entrar no mundo do podcast pode intimidar quem ainda não experimentou o formato. Mas pode ter certeza que vale muito a pena! Criar conteúdo pode ser mais fácil do que você pensa, e o melhor, da forma mais profissional possível.
O primeiro passo para você ter seu podcast é obviamente pensar no tema. Pense nisso: o que quer quer e sobre o que você pode falar?
1 – Quem será o tema do seu podcast?
Definir um tópico de podcast é o primeiro passo no planejamento de conteúdo. Seja para informar, educar ou entreter, fica mais fácil se você entender os tópicos em que as personas da sua marca estão interessadas, fazê-las querer saber mais, ajudar a resolver dúvidas e agregar valor às suas vidas.
2- Qual será o formato do seu podcast?
Seu podcast pode ser de entrevista, ser um informativo, debate ou até mesmo individual, onde apenas uma pessoa conduz o programa.
3 - Roteiro
É primordial que você faça um roteiro.
Depois de definir seu tema, pense nas ramificações que ele produz e quais métodos você pode usar para que seu podcast tenha um começo, meio e fim. . É muito importante pesquisar e estudar o tema, além de coletar dados para melhor compreender e transmitir a confiabilidade daquilo que você fala.
Pense também no tempo do programa ( 30 minutos, 1 hora, 2 horas etc.). Os podcasts são geralmente divididos em: abertura, quando você faz a saudação inicial, apresentação do tema abordado e do convidado; desenvolvimento do tema e encerramento.
4 - Quais equipamentos usar para seu podcast?
Para gravar seu podcast você vai precisar de:
• Microfone de qualidade;
• Interface/gravador de áudio;
• Fones de Ouvido;
• Estúdio (ou ambiente com boa acústica);
Microfone: A qualidade do microfone vai influenciar bastante na produção do seu podcast. Existem vários tipos de microfone do mercado, e atualmente existem alguns que são desenvolvidos exclusivamente para podcast, é o caso do TM 70 da marca Tascam, ou até mesmo o Limelight da marca 512 Audio.
No vídeo abaixo você pode conhecer mais sobre a importância de ter um bom microfone.
Interface/gravador de áudio: Hoje encontramos produtos no mercado que garante não somente a gravação, mas também a mixagem do som, e a facilidade de criar efeitos e outras ações. É o caso por exemplo do Mixcast 4, que pode mixar e gravar o material recebido com outros sons por meio dos microfones. Isso inclui, por exemplo, música de fundo armazenada internamente e reproduzida por meio de seus pads de acionamento, sons de efeito e jingles ou material de som externo de seu telefone, PC e até mesmo dispositivo Bluetooth. É praticamente um setup completo para seu podcast. Veja o vídeo abaixo como o equipamento funciona:
Fones de ouvido: Para gravar podcasts, o mais importante é que o ruído interno não vaze. Neste ponto, fones de ouvido intra-auriculares, intra-auriculares e intra-auriculares são as melhores opções. Preste atenção no último caso, pois existem modelos abertos e semi-abertos, o som é propenso a vazar, então os fechados são os preferidos. De qualquer forma, existem alguns fones no mercado que são excelentes e tem um ótimo custo-benefício, é o caso do modelo TH-05 ou TH-06 da marca Tascam.
Estúdio de gravação: Ter um estúdio ideal para podcast exige alto investimento pois envolve a questão acústica, o isolamento do som, etc. Por esse motivo, muitas pessoas acabam optando por alugar um estúdio, o que torna o seu projeto mais viável. Por outro lado, se você realmente deseja montar um estúdio, você pode procurar uma empresa especializada para que monta um projeto pra você.