Left Continue navegando
Pedido

Seu carrinho está vazio no momento

Parcele em até 10x sem juros | 7% de desconto à vista no PIX
Como fazer um podcast de qualidade profissional

Como fazer um podcast de qualidade profissional

Um passo a passo para você explorar o melhor desse formato

Os podcasts decolaram, se popularizaram e conquistaram um público fiel. Trata-se de uma forma de abordar e fornecer conteúdo valioso para seus seguidores.

Agora. Quer saber como fazer um podcast?

Entrar no mundo do podcast pode intimidar quem ainda não experimentou o formato. Mas pode ter certeza que vale muito a pena! Criar conteúdo pode ser mais fácil do que você pensa, e o melhor, da forma mais profissional possível.

O primeiro passo para você ter seu podcast é obviamente pensar no tema. Pense nisso: o que quer quer e sobre o que você pode falar?

1 – Quem será o tema do seu podcast?
Definir um tópico de podcast é o primeiro passo no planejamento de conteúdo. Seja para informar, educar ou entreter, fica mais fácil se você entender os tópicos em que as personas da sua marca estão interessadas, fazê-las querer saber mais, ajudar a resolver dúvidas e agregar valor às suas vidas.

2- Qual será o formato do seu podcast?
Seu podcast pode ser de entrevista, ser um informativo, debate ou até mesmo individual, onde apenas uma pessoa conduz o programa.

3 - Roteiro
É primordial que você faça um roteiro.

Depois de definir seu tema, pense nas ramificações que ele produz e quais métodos você pode usar para que seu podcast tenha um começo, meio e fim. . É muito importante pesquisar e estudar o tema, além de coletar dados para melhor compreender e transmitir a confiabilidade daquilo que você fala.

Pense também no tempo do programa ( 30 minutos, 1 hora, 2 horas etc.). Os podcasts são geralmente divididos em: abertura, quando você faz a saudação inicial, apresentação do tema abordado e do convidado; desenvolvimento do tema e encerramento.

4 - Quais equipamentos usar para seu podcast?
Para gravar seu podcast você vai precisar de:
• Microfone de qualidade;
• Interface/gravador de áudio;
• Fones de Ouvido;
• Estúdio (ou ambiente com boa acústica);

Microfone: A qualidade do microfone vai influenciar bastante na produção do seu podcast. Existem vários tipos de microfone do mercado, e atualmente existem alguns que são desenvolvidos exclusivamente para podcast, é o caso do TM 70 da marca Tascam, ou até mesmo o Limelight da marca 512 Audio.
No vídeo abaixo você pode conhecer mais sobre a importância de ter um bom microfone.



Interface/gravador de áudio: Hoje encontramos produtos no mercado que garante não somente a gravação, mas também a mixagem do som, e a facilidade de criar efeitos e outras ações. É o caso por exemplo do Mixcast 4, que pode mixar e gravar o material recebido com outros sons por meio dos microfones. Isso inclui, por exemplo, música de fundo armazenada internamente e reproduzida por meio de seus pads de acionamento, sons de efeito e jingles ou material de som externo de seu telefone, PC e até mesmo dispositivo Bluetooth. É praticamente um setup completo para seu podcast. Veja o vídeo abaixo como o equipamento funciona:



Fones de ouvido: Para gravar podcasts, o mais importante é que o ruído interno não vaze. Neste ponto, fones de ouvido intra-auriculares, intra-auriculares e intra-auriculares são as melhores opções. Preste atenção no último caso, pois existem modelos abertos e semi-abertos, o som é propenso a vazar, então os fechados são os preferidos. De qualquer forma, existem alguns fones no mercado que são excelentes e tem um ótimo custo-benefício, é o caso do modelo TH-05 ou TH-06 da marca Tascam.
fone de ouvido para podcast tascam th05fone de ouvido para podcast tascam th06


Estúdio de gravação: Ter um estúdio ideal para podcast exige alto investimento pois envolve a questão acústica, o isolamento do som, etc. Por esse motivo, muitas pessoas acabam optando por alugar um estúdio, o que torna o seu projeto mais viável. Por outro lado, se você realmente deseja montar um estúdio, você pode procurar uma empresa especializada para que monta um projeto pra você.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados